As dislipidemais são alterações lipídicas decorrentes de distúrbios em qualquer fase do metabolismo lipídico, podendo ter o aumento ou diminuição dos níveis séricos dos triglicérides e colesterol.
Grande parte do colesterol presente no corpo é produzido pelo nosso próprio organismo, sendo que uma pequena parte vem da nossa dieta. O colesterol é produzido com o auxílio da enzima HMG-CoA redutase e há a produção do mavelonato (precursor do colesterol). O hormonio glucagon, responsável por aumentar a glicemia, inativa a enzima HMG-CoA redutase enquanto a insulina, hormônio responsável pela diminuição da glicemia, vai ativar a síntese e novas moléculas de colesterol. Ou seja, um grande estímula da insulina (carboidratos refinados) podem levar ao aumento do colesterol.
O que fazer para tratar as dislipidemias? Comece com o básico. Faça atividade física, reestruture seu estilo de vida e mude seu hábito alimentar junto com a sua nutri. Diminua o consumo de alimentos industrializados e carboidratos refinados em excesso.
Não existe nenhum alimento que diminua o colesterol, mas a mudança no estilo de vida já é um bom caminho percorrido.
A hiperglicemia pode ser primária, quando é consequência de uma alteração genética. Já os fatores secundários são decorrentes de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), estilo de vida (hábito alimentar não saudável, sedentarismo), tabagismo e etilismo.
Comentários